17 de setembro de 2013

Sejam bem-vindos a este canto!


Após algum tempo de experiência a ensinar e dar apoio, principalmente nas disciplinas de Física e Química a alunos do secundário, percebi que a maior dificuldade da maioria dos alunos não é perceber a matéria nem a sua falta de horas de estudo, mas sim a falta de conhecimento (e reconhecimento) sobre quais são as ferramentas certas para estudar no dia-a-dia e muitas vezes a falta de compreensão dos objectivos (quer sejam os objectivos das disciplinas em geral ou de um exercício em particular). Ora, sem saber como estudar acredito que seja difícil sequer olhar para os livros.




Mas, antes de mais, vamos ao essencial. Precisamos perceber para onde cada um quer ir. Já dizia o gato para a Alice em "Alice no País das Maravilhas" (Lewis Carrol), quando esta lhe perguntou qual o caminho que deveria seguir para sair dali: "Isso depende muito de para onde queres ir", acrescentando ainda que se não sabe para onde quer ir então é indiferente qual o caminho a seguir. Na vida escolar (e em qualquer momento da vida) precisamos de saber quais os nossos objectivos, quais os objectivos curriculares e até mesmo algo tão básico como qual o objectivo da pergunta/problema. 

Para vos ajudar nesta viagem decidi dedicar algum tempo (meu e vosso) a perceber qual o caminho que vocês querem seguir e qual a melhor forma de o seguir. O blogue é apenas mais uma forma de ir partilhando convosco as ferramentas de estudo e outras ferramentas que acho que vos podem ser úteis. De resto, já sabem, estarei ao vosso lado, todas as semanas pelo menos 3 horas.

Sem comentários: