20 de outubro de 2017

Sucesso

Quando imaginamos alguém de sucesso tendemos a ter imagens construídas: pode ser alguém num iate, a aproveitar o sol e festas sem parar; pode ser alguém a dar a volta ao mundo ou alguém de fato e gravata que trabalha como gestor numa empresa que vale biliões.

"Visão sem ação é só um sonho. Ação sem visão é só movimento. Visão com ação é magia!"


Sucesso profissional, sucesso pessoal ou a combinação dos dois varia de pessoa para pessoa e é na verdade um conceito bastante abstrato, que evolui durante a vida. Ao longo do tempo vai havendo uma imposição de imagens do sucesso, como se fosse algo simples e transversal. Na publicidade, isso é até bastante óbvio, mas também acontece através da transmissão de ideias pré-concebidas pela sociedade, em conversa com amigos, no seio da nossa família e até na escola.

Desde muito cedo começamos a projetar a imagem do nosso futuro baseado nos vários conceitos de sucesso que nos são transmitidos e que nós próprios desenvolvemos. Logo em pequenos, quando nos perguntam [ai, a pressão social] “o que queremos ser quando formos grandes” exteriorizamos coisas como: professor, médico, advogado, bombeiro, astronauta, etc. Ou seja, temos tendência a imaginar uma profissão/posição social que nos deixa confortáveis para com os nossos pares. Ao longo da vida a definição abstrata de sucesso varia e quando imaginamos quem [e não o quê] queremos ser visualizamos outros papéis para além da profissão.

Por exemplo, há quem se imagine no papel de mãe/pai, advogado(a) e amigo(a) que gosta de sair com os amigos para fazer desportos de natureza. Qual será a definição de sucesso para esta pessoa?
Claro que não há apenas uma resposta correta. Esta pessoa pode valorizar mais o tempo que passa em família e por isso para ela sucesso é poder sair cedo do emprego e ir buscar os filhos à escola, apesar de ter rejeitado uma reunião com um cliente, o que lhe pode custar alguns benefícios no trabalho e consequentemente a entrada de dinheiro. Outra pessoa, com os mesmo papéis, pode querer dar à família mais conforto a nível material e financeiro e por isso a sua definição de sucesso passa por trabalhar mais horas, para poder evoluir na sua carreira.


As respostas a estas questões são complexas e o que está certo para uns não está para outros. Por isso temos que deixar de nos julgar pela bitola dos outros [e também deixar de julgar os outros porque fazem opções diferentes das nossas], e definir quem queremos ser e que tipo de pessoa queremos ser no futuro. Se o soubermos facilitamos a tomada de decisões no presente, para podermos encontrar o nosso caminho. Sucesso deve, por isso, estar alinhado com os nossos valores e com a visão do que queremos na nossa vida. 

Sem comentários: