22 de maio de 2019

Já sou Zoomer e quero levar o desenvolvimento pessoal a todas as escolas do país


Hoje quem vos fala deste lado é a Maria João, a fundadora e coordenadora da Maria Explica. O meu percurso nestas lides do ensino começou por acaso e graças à minha prima que me pediu ajuda a Física e Química, corria o ano de 2012. A partir daí entusiasmei-me com o trabalho com adolescentes e confesso que não me canso de conhecer pessoas interessantes com energia para dar e vender e curiosidade que nunca mais acaba. No entanto, com o passar do tempo senti que tinha estagnado, que eu é que já não estava à altura dos desafios que me iam surgindo, e por isso, desde o início de 2019 que me propus a sair da minha zona de conforto, para poder evoluir e trazer para a Maria Explica ferramentas que nos permitam ajudar mais jovens e da melhor forma possível. Ora, com este espírito aberto começam logo a surgir oportunidades e é preciso selecionar quais as que vamos agarrar, quais é que são adequadas às nossas intenções... E a minha grande intenção, o meu grande propósito é ajudar adolescentes a pensar fora da caixa, a olhar para esta fase da vida como algo fascinante, a não terem medo dos desafios e acima de tudo a questionarem, a questionarem tudo. Por isso, quando surgiu a oportunidade de fazer uma formação com a ZOOMTalentos, e ser uma Zoomer, levar o desenvolvimento pessoal a todas as escolas do país decidir ir.

Parte 1 - a Descoberta da ZOOMTalentos e como aprendi a dar abraços

Quem me conhece sabe que sou cética, que não me entrego logo de cabeça e que raramente partilho emoções ou me torno íntima - nem sequer gosto de dar beijinhos ou abraços. O que estava prestes a acontecer era magia (como elas diziam nos e-mails) e eu não fazia ideia, nem acreditava muito nisso. Pus-me a caminho desta viagem pelo mundo, até chegar a Guimarães, perdida, sem saber com o que contar - apenas sabia a hora e o local onde tinha que estar. Outro detalhe sobre mim: fico cheia de comichões no cérebro quando perco o controlo – imaginem, por isso, como estavam os meus nervos. Mas acima de tudo, o que precisam saber sobre mim é que, apesar destas peculiaridades todas, tenho o espírito aberto e adoro evoluir. Por isso, fui parar ao sítio certo! Não vou entrar em detalhes sobre esta formação, mas posso partilhar como acabei: depois de alguns muros derrubados e algumas capas terem caído (ainda há tanto trabalho a fazer) fiquei totalmente rendida e a querer pôr em prática tudo. Evolui, cresci, aprendi a dar abraços (coração com coração), a confiar e partilhei tudo isto com um grupo de pessoas que espero que passem a fazer parte da minha vida, porque realmente eles viram um lado de mim que talvez mais ninguém tenha visto.

Voltei energizada e com uma caixa de ferramentas para desenvolver.

Parte 2 - o próximo passo: Levar o Desenvolvimento Pessoal a todas as escolas do país (e do mundo)

Podem e devem conhecer mais sobre a ZOOMTalentos, consultando o seu website. A ZOOM faz formação em sala (FLASH) com turmas do 9º ano e secundário, essa formação é transformadora, promove o desenvolvimento pessoal e a coesão das turmas. Eu, que experienciei o que os alunos irão experienciar, não consigo parar de pensar como estas sessões poderão ter um impacto hiper-positivo nos jovens com quem trabalho e em como quero começar imediatamente a trabalhar nisto.

Como? Se és aluno do 9º ano ou do secundário, professor ou pai/mãe podes contactar a ZOOMTalentos (mail@zoomtalentos.com) e sugerir uma formação para a turma em questão. A partir daí recebes todas as informações, marca-se uma data. Nós recolhemos informações sobre a turma e preparamos tudo. No dia do "FLASH" os alunos só têm que comparecer e participar numa atividade que lhes vai abrir a mente.

O "FLASH" é só um dos formatos existentes, existem outros formatos tanto para alunos como para professores.

Se queres saber mais, podes contactar diretamente a ZOOM ou podes contactar-me através dos contactos da Maria Explica e eu estabeleço a ponte entre ti e a ZOOMTalentos.

Vamos mudar o mundo, uma turma de cada vez!

Sem comentários: