26 de junho de 2019

O contacto com a natureza e viver fora da zona de conforto



Apesar de ter sempre vivido numa aldeia, foi bastante tarde que comecei a apreciar verdadeiramente os tesouros naturais que tinha à minha volta, talvez porque esse gosto pela natureza não estivesse muito presente na minha família ou porque vivíamos no meio daquilo tudo e por isso não o valorizávamos. A verdade é que fazia muitos passeios à beira rio com a minha avó e pouco a pouco o verde da paisagem, o som da água no rio e o canto dos passarinhos começaram a provocar-me curiosidade e a estar mais interessada no meio que me rodeava e preocupada com a indiferença das pessoas que me eram próximas por aquilo tudo.

Decidi no 8º ano que iria ser bióloga e nem sabia bem o que fazia uma bióloga, mas parecia-me que iria passar muito tempo no campo… Só no 10º ano acampei pela primeira vez no Covão d’Ametade, com o Clube de Ecologia da minha escola e isso só foi possível porque tínhamos professores fantásticos que se importavam com as nossas vivências muito além do ambiente escolar.

Essa experiência marcou-me muito: lembro-me de vermos o céu estrelado como nunca tínhamos visto antes, de explorarmos os trilhos da Serra da Estrela, do espírito de grupo durante a manutenção do acampamento (nós cozinhávamos, lavávamos a louça e arrumávamos tudo), de cantarmos muito, e tantas coisas que marcaram a minha memória e quem sou. Depois disso, já acampei dezenas de vezes (em parques de campismo, em festivais de música, campismo selvagem) e é uma ótima forma de fazer férias. Porque tive estas memórias tão boas quis trazer esse conceito para as férias com a Maria Explica. Criámos um programa de duas semanas de férias, em que durante a segunda semana vamos estar autónomos, vamos cozinhar, vamos manter arrumado e limpo o nosso campismo, vamos divertir-nos muito, mas também planear as nossas refeições, ir à horta e colher os vegetais que vamos comer naquele dia, separar os restos de cascas e dar à vizinha que tem galinhas ou fazer compostagem, aprender a reduzir o desperdício e aproveitar tudo o que possamos. Queremos que durante uma semana saibamos que somos capazes de conciliar a diversão de umas boas férias com o facto de podermos ser responsáveis e respeitar o sítio onde moramos. Provavelmente haverá frustrações, mas na altura resolvem-se com paciência, amor e regras.

Por isso, convidamos-te a vires passar as melhores semanas deste verão connosco. De que estás à espera? Inscreve-te nesta semana e vem ajudar-nos a torná-la a melhor!

Programa: aqui
Ficha de inscrição: aqui 

Para mais novidades segue-nos nas redes sociais: Facebook e Instagram
                             

Sem comentários: